Biografia - Anderson Almeida
- Cleber de Moraes - Assessoria

- 13 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de ago. de 2020
Anderson Almeida é político, gestor empresarial e de contratos, auditor e inspetor de processos, docente profissionalizante, músico e voluntário na igreja católica.

Anderson Teixeira de Almeida nasceu em Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, no dia 25 de fevereiro de 1980. Filho do empresário Armando José de Almeida e da gerente de vendas Lucidia Barreto Teixeira de Almeida. Iniciou seus estudos em escolas municipais nas zonas norte e oeste do Rio de Janeiro. Com 20 anos mudou-se para Macaé para atuar como office-boy e ingressou no Curso Técnico de Segurança do SENAC, tendo sido aprovado.
Em 2003 passou a trabalhar como técnico em segurança do trabalho terceirizado da Petrobras a partir do laboratório de Fluidos localizado na base de Imbetiba. A serviço desta área viajou o Brasil para receber cursos na área de segurança do trabalho, meio ambiente e saúde ocupacional. Em 2004 prestou concurso nacional para o pleito de uma vaga de técnico de segurança no sistema Petrobras. Em 10 de maio de 2005 iniciou sua carreira como empregado da empresa. Permaneceu por 6 anos como Facilitador de SMS nas atividades Laboratoriais, onde coordenou comissões e realizou a gestão de segurança em instalações laboratoriais de bordo e terrestres presentes em Macaé, Espírito Santo e Santos.
A partir de 2004 passou a atuar como docente em cursos profissionalizantes e rapidamente se tornou Coordenador Pedagógico na filial do Centro Educacional Niterói em Macaé. Recebeu convite do Colégio Barroco Lopes e permaneceu dando aulas na instituição até 2016 em diversas disciplinas dos cursos técnicos de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Administração de Empresas, Recursos Humanos, Logística, Mecânica Industrial e Elétrica.
Em 2011 foi convidado para atuar na área de gerenciamento de resíduos na Base da Petrobras em Cabiúnas e iniciando sua carreira como gerente de contratos. Em 2014 foi convidado a atuar como supervisor de gestão estratégica de Segurança, Meio Ambiente e Saúde para toda a Unidade de Serviços de Apoio de Exploração e Produção.
Foi gratificado pela Petrobras com avanço consecutivo de dois níveis nos anos de 2014 e 2015.
Anderson de Almeida implantou o processo de simplificação das auditorias das contratadas a serviço da Petrobras que atuavam em aeroportos. O sucesso do trabalho o encaminhou a atuar como inspetor de embarcações de recolhimento de óleo em todo litoral brasileiro.
Recebeu reconhecimento da Diretoria da Petrobras pelo processo de simplificação de contratos. Anderson de Almeida foi escolhido para ser o primeiro gerente de contratos de serviços especializados de Segurança, Meio Ambiente e Saúde e se tornou gerente de contratos de inspeções de saúde em 420 embarcações do litoral brasileiro.
Iniciava-se ali uma jornada intensa de gerenciamento de contratos que o permitiu atuar até os dias atuais em 90 instrumentos celebrados com atuação em comissões, especificações, orçamentação, licitação e procurações a serviços da Petrobras. Anderson de Almeida nunca foi arrolado em qualquer litígio moral ou ético previstos no código de conduta da Petrobras.
Em 2015, Anderson de Almeida passou a ser convidado por empresas de Macaé para lecionar sobre desenvolvimentos de competências. Ele lecionou em diversas organizações do Município sobre Gestão Estratégica, Inovação, Iniciativa, Compartilhamento de Conhecimento, Capacidade de Decisão, Estratégias de Negociação e Liderança de Pessoas.
Também a partir de 2015, acompanhado de sua esposa, Anderson de Almeida iniciou missões voluntárias de palestra e música em encontros de casais na Igreja Nossa Senhora de Fátima.
Em 2016, Anderson de Almeida teve a curta honra de atuar como coordenador interino do Resgate Aeromédico da Petrobras. Uma atuação que lhe aproximou de médicos, enfermeiros e profissionais de logística de alta capacidade em contingências e fainas de emergência.
Em 2018, Anderson de Almeida iniciou missão como coordenador regional de segurança, meio ambiente e saúde em seis termelétricas da Petrobras, sendo, quatro no Rio de Janeiro (Duque de Caxias, Seropédica e Macaé) e duas em Minas Gerais (Aureliano Chaves e Juiz de Fora). Chegou a atuar na Sepé Tiarajú no Rio Grande do Sul e na termelétrica de Caucaia no Ceará.
Também em 2018, Anderson de Almeida se tornou cidadão macaense em solenidade na Câmara de Vereadores de Macaé pelos trabalhos de profissionalização de milhares de jovens.
Em 2019, Anderson de Almeida ingressou na política e se filiou ao Partido Solidariedade.
Entre suas principais bandeiras políticas estão o Livre Mercado, a melhoria nos índices de Desenvolvimento Humano Municipal, a melhoria na Educação Infantil, o aperfeiçoamento das Unidades de Saúde dos bairros e as políticas de Arrecadação Pública.
Casado e pai de quatro lindas meninas, Anderson acredita que um vereador tenha que adotar o cumprimento da lei orgânica como premissa e as ações de fiscalização ao executivo de forma caórdica para que as secretarias funcionem com a meta de colocar Macaé no top 3 do IDHM em até três anos, previsto pelo IBGE.
Anderson de Almeida é um homem simples com preparo para atingir resultados de excelência pela referência técnica e as estratégias de negociação. Para ele, a gestão municipal de Macaé deve ter o olhar de aprimoramento das práticas e soluções dos grandes municípios brasileiros.




Comentários